Blog Escala

A culpa é sua!

terça-feira, 19 de junho de 2018 - Publicado por:

Talvez a culpa não seja, mas a responsabilidade normalmente é.

Esse conceito tem feito muito dos meus clientes e coachees mudarem suas atitudes.

As pessoas querem resultados diferentes, mas muitas vezes preferem não ver a verdade. A maioria dos nossos sucessos, fracassos ou problemas são resultantes de escolhas que tomamos.

Esse comportamento é mais comum do que se pensa. Nós, sempre vamos fugir das coisas que nos incomoda ou que não são tão agradáveis.

Um coachee meu, veio com uma situação de que tudo na vida dele não dava certo. E que a última foi que o carro novo havia quebrado e que quase tinha fundido o motor. A culpa era do carro, da concessionaria, do fabricante. Depois do desabado veio a constatação, ele tinha deixado de fazer uma troca de óleo, postergado e quando parou, a culpa era do carro.

Parece um exemplo simples, mas não é. Aquele comportamento traduz como ele lidava com as situações e problemas da vida e reconhecer isso, foi uma grande oportunidade. Ele pode perceber que aquela atitude era comum em várias coisas que deixava de fazer ou postergava por entender que outras coisas eram mais importantes ou mais prazerosas.

Vale compreender que temos aqui uma atitude inconsciente. Precisamos querer, buscar e reconhecer esses comportamentos.

Faça um exercício mental: Pense em alguma coisa que deu muito errado na sua vida. Observe se em algum momento você deixou de fazer algo ou procrastinou. Esse é o conceito! Você pode não ter culpa, mas provavelmente foi responsável pelos resultados que colheu.

Se existe um conjunto de comportamentos que são fundamentais na vida das pessoas de sucesso são: atitude, planejamento e disciplina.

Mas porque procrastinamos e não mantemos esses comportamentos?

Simples! Porque queremos fazer apenas o que gostamos!

Para uma mudança precisamos ter coragem, persistência e compreender a relevância que o novo comportamento ou procedimento têm, sem isso você mesmo que inconscientemente, não vai querer colocar energia.

Tenho trabalhado essas atitudes principalmente em meus treinamentos. Acredito que as pessoas quando são capazes de compreender os porquês das suas próprias atitudes, fica muito mais fácil criar uma nova estratégia de mudança.

Só consigo mudar se reconheço o que mudar.

Assista também o vídeo: Não existem condições perfeitas.

https://youtu.be/jcsT_KTVHMo

 

 

Categoria:
TOP