Blog Escala

O verdadeiro DISC.

O verdadeiro DISC.

sábado, 4 de agosto de 2018

O verdadeiro DISC.

O verdadeiro DISC

Essa era uma dúvida que eu tinha quando comecei a me interessar por supostas ferramentas que prometiam medir o perfil comportamental das pessoas. Com o tempo de pesquisa, e depois de conhecer e testar várias ferramentas rasas e sem uma base teórica e nem cientifica, descobri a ferramenta de analise de perfil comportamental “DISC”.

Aí começou outro grande processo de pesquisa. Entre testes denominados como DISC e que nada tinham da teoria, que serviu de base para essas ferramentas, até encontrar ótimas empresas que fornecem ferramentas e assessments bem elaborados e com grande embasamento teórico e muita experiência. Foi aí que consegui compreender algumas questões que eu quero compartilhar com você.

Uma ferramenta de análise de perfil comportamental para ser chamada de DISC, deve estar exclusivamente baseada nos conceitos originais de Willian Mouton Marston encontrados no livro as Emoções das Pessoas Normais.

Outra questão muito importante é que não existe nenhum desenvolvedor único ou alguma empresa que possa se dizer exclusiva da ferramenta DISC, na verdade nem se pode utilizar as letras DISC para comercializar gráficos e relatórios. Ou seja, nenhuma empresa pode se denominar exclusiva no uso dos conceitos nem mesmo a palavra DISC para ferramentas de análise de perfil comportamental.

O que encontramos são empresas que trabalham sim com o “verdadeiro DISC” mas para isso devem estar totalmente embasados na teoria de Marston e utilizar as letras D, I, S e C para descrever comportamentos associados aos conceitos originais da obra “As Emoções das Pessoas Normais”.

Outra questão muito importante é compreender o que a teoria DISC realmente mede. Mais uma vez considerando como embasamento teórico o livro do Marston, o que realmente se pode analisar nos resultados dos assessments são comportamentos e emoções observáveis, padrões comportamentais considerando Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. O DISC mostra que cada comportamento identificado é uma representação de como fazemos aquilo que decidimos fazer e de como nos comportamos em relação a nós mesmos e de como os outros nos entendem.

 

Categoria:
TOP