Blog Escala

Não mate a sua apresentação!

Não mate a sua apresentação!

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Não mate a sua apresentação!

CUIDADO! Seus slides podem matar a sua apresentação. Todos os especialistas em desenvolvimento de apresentações concordam que antes de montar uma apresentação você deve PLANEJAR todo o conteúdo primeiro antes de criar seus slides. O segundo ponto em que eles concordam é que os slides devem ser um suporte para a apresentação e não um bloco de anotações do apresentador. Segundo o estudo publicado na Business and Professional Communication Quartely apresentadores ansiosos tendem a usar mais texto em seus slides, normalmente porque usam seus slides como notas de fala.

Outros cuidados muito importantes são: Crie slides que gerem uma sensação de consistência e congruência entre o tema e a apresentação. Slides poluídos com muita informação desvia a atenção do participante.

Mantenha um padrão de identidade visual. Use o mesmo tipo de fonte, cores e imagens iguais ou no mínimo semelhantes em toda a apresentação. Mudar de cor entre os tópicos é sempre bem-vindo, mas a linha editorial deve se manter a mesma. O uso de imagens deve ter como objetivo central gerar uma experiência sensorial.

Escolha imagens que digam sobre o conceito abordado. Outro cuidado quanto a imagem e filmes é a definição. Utilize imagens em alta definição. Ah! Não utilize imagens que tenham direitos autorais sem autorização. Ou você compra seu banco de imagens ou utilize banco de imagens gratuitos,

da um pouco mais de trabalho, mas é o correto a ser feito.

Alguns especialistas ainda sugerem cuidado com efeitos e transições. Eu sou mais enfático. Não utilize esses recursos. Eles desviam a atenção e podem dar a entender que sua apresentação é muito infantilizada.

Crie PONTOS DE ATENÇÃO. É sempre importante a utilização de pontos focais no seu slide deixando claro a hierarquia das informações. Negrito, seta, imagens... Use o recurso com cuidado lembrando sempre que falando de apresentações MENOS é sempre MAIS.

 

Apresentação de dados em gráficos. Crie infográficos e apresente os dados de forma clara e simples. Uma forma de matar sua apresentação é colocar as tabelas de Excel coladas nos slides e nem de binoculo o seu cliente consegue enxergar.

E para terminar lembre que sua apresentação é um suporte. O show tem que ser seu!!!

Categoria:
TOP